(82) 3521-4820 | (82) 3522-6400 npdc-al@hotmail.com Acesse o email
Exames

Preparo para Biópsia

Biópsia é um procedimento de coleta de amostra de células ou tecidos do organismo vivo, que posteriormente é enviada para análise patológica e formulação de laudo clínico. O intuito do exame é diagnosticar doenças, mas sua realização não está necessariamente relacionada a doenças graves ou preocupantes.

Existem formas diferentes de realização da biópsia, mas todas devem ser realizadas por profissional treinado para escolher a melhor área, extensão e material da coleta. As orientações do médico para a preparação do exame devem ser seguidas rigorosamente.

Veja abaixo algumas orientações:

Biópsia de próstata
Preparo: Ficar 12 horas em jejum, inclusive água, e não é necessária a interrupção do uso de medicamento de rotina, porém com pouca água.
Deve-se tomar um comprimido de ciprofloxacina 500mg a cada 12 horas, iniciando 24 horas antes do exame e continuar tomando até completar cinco dias.

* Atenção: Se o paciente for alérgico a CIPROFLOXACINA, substituir por CEFAMOX 500mg ou CEFADROXIL 500mg

* Atenção: Para realização de biópsia prostática, o paciente não deve fazer uso de medicação que interfira na coagulação sanguínea, como: HEPARINA (e seus derivados), MAREVAN, AAS ou similares (ANTI-AGREGANTES PLAQUETÁRIOS). O “perfil de coagulação” do paciente deve estar normal.

Orientação: Suspender o uso de anticoagulante oral uma semana antes da realização do exame, sempre com autorização do médico que o prescreveu.

Demais regiões do corpo
Preparo: Ficar 12 horas de jejum e não é necessária a interrupção do uso de medicamento de rotina, porém com pouca água.

* Atenção: Para realização de biópsia protática, o paciente não deve fazer uso de medicação que interfira na coagulação sanguínea, como: HEPARINA (e seus derivados), MAREVAN, AAS ou similares (ANTIAGREGANTES PLAQUETÁRIOS). O “perfil de coagulação” do paciente deve estar normal.

Orientação: Suspender o uso de anticoagulante oral uma semana antes da realização do exame, sempre com autorização do médico que o prescreveu.
Orientações válidas para todos os procedimentos acima: Chegar 30 minutos antes do horário agendado, com acompanhante maior de idade. Trazer pedido médico, carteirinha do convênio, RG e todos os exames radiológicos da região a ser estudada, realizados anteriormente. O paciente permanecerá 2 horas em repouso no Hospital.

Fonte: http://www.beneficencia.org.br/Default.aspx?idPagina=l7HAO6CcV6c=&codNoticia=rlojPsqE/j4=

Author Info